sábado, 16 de abril de 2011

A vontade dominada - parte 2

VONTADE DE DEUS E A VONTADE DO HOMEM


Quando o Espírito Santo nos tocou e nascemos de novo, nossa vida foi unida ‘a vida de Deus. É, portanto, uma ação do Espírito. Quando tomamos a decisão de unir nossa vontade a de Deus, nossa vontade é unida a de Deus. É, portanto, uma ação nossa. Então somos unidos a Deus na vida e na vontade.


Mas essa segunda união não é uma união simples, porque nossa vontade está em desobediência a vontade de Deus. Podemos ilustrar isso através do seguinte exemplo: o Espírito Santo dentro de nós quer que oremos, mas a nossa vontade quer comer, dormir, ou fazer qualquer outra coisa, menos orar. Isso faz com que o conflito entre a carne e o espírito seja estabelecido. Nesse momento, temos as seguintes opções: abrir mão da nossa vontade e fazer a vontade de Deus, ou simplesmente fazer o que queremos.


Em situações como essa, precisamos nos levantar e fazer acontecer. Como?? Precisamos levar nossa vontade para a cruz e escolher obedecer a Deus!



Não adianta esperar um anjo descer, bater uma varinha na sua cabeça e tudo mudar instantaneamente. Não é assim que acontece. Para conseguirmos, precisamos estar determinados a servir a Deus e fazer a sua vontade. E quanto a isso, podemos obedecer de duas formas: por obrigação ou por prazer.


A obediência sem amor vira fardo e gera morte em nossa vida. Posso dar o exemplo do mulher de Ló que obedeceu seu marido e cumpriu sua obrigação de sair da cidade, mas seu coração queria ficar e o seu fim foi de morte sendo transformada em uma estátua de sal.


Por outro lado, a obediência por prazer é aquela que demonstramos quando entendemos que o Senhor é nosso Pai, que nos ama e tem o melhor para nós; por isso, também por amor , decidimos unir nossa vontade ‘a dEle e fazer o que Ele nos diz. Obedecemos por prazer quando nossa vontade está em harmonia com a Palavra de Deus, pois ela nos mostra toda a vontade do Senhor. Decidimos obedecer porque amamos o Senhor e confiamos no amor dEle por nós. Essa obediência nos traz prazer, bênçãos e alegria.


E o melhor disso tudo é que, quando estamos ligados ao Senhor de uma maneira espontânea, servir a Deus é bom. Porém, quando servimos a Ele só por medo ou obrigação, não conseguimos; não só é difícil, mas impossível. Servir por obrigação traz peso e cansaço, mas servir espontaneamente traz prazer e alegria.


Jesus disse-lhes:

A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.

João 3:34

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...